PROJETO

ALFA BRAVO é um projeto de intervenção artística participativa que intervirá sobre o muro da autoria do Arq. Troufa Real. Projetado e construído para a Expo’98, o muro liga Santa Apolónia à zona do Braço de Prata, conectando o centro de Lisboa e a Zona Oriental da cidade.

Concebido pelo artista António Guimarães Ferreira, o projeto ALFA BRAVO convoca 150 voluntários no dia 15 de maio para, durante um dia, pintarem os 3.276 blocos de cimento que compõem o emblemático elemento da arquitetura lisboeta dos anos 90.

Algumas imagens do projeto:
Image
Image
Image
Image
Ao mesmo tempo que reabilita um importante símbolo do património urbanístico da cidade de Lisboa, esta ação coletiva criará um novo percurso físico e sensorial, aberto a receber os habitantes de Lisboa e as suas formas de observar, usufruir e interagir com a obra e o lugar que ela ocupa na história da cidade.
Image

Espaço total de intervenção do projeto ALFA BRAVO

Entre Santa Apolónia (zona vermelha) e o Braço de Prata (zona verde)

Inspirado pelo movimento ondulatório estrutural do muro e consciente da temática em torno dos Oceanos proposta pela Expo ’98, o projeto ALFA BRAVO utiliza as cores contrastantes presentes no Código Internacional de Navegação Marítima, criando uma régua cromática à escala urbana.
Image
Image

Montagem sobre o projeto original do Arq. Troufa Real.

Juntos somos mais fortes e, no final, teremos pintado 9.000 m2 de área, num percurso que atravessa 4 Juntas de Freguesia (S. Vicente, Penha de França, Beato e Marvila), usando 1.000 litros de tinta. Após este processo, a nossa relação com aquele muro nunca mais será a mesma! Cada um dos envolvidos deixará a sua marca numa marca comum a TODOS!
Image
Ficha Técnica ALFA BRAVO:

Conceito: António Guimarães Ferreira
Produção Executiva: State of the Art (SOTA)
Produção: 150 voluntários, com a ajuda de 15 coordenadores
Parceiros Institucionais: Câmara Municipal de Lisboa, Direção Geral das Artes, Junta de Freguesia do Beato, Junta de Freguesia de Marvila, NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Lisboa)
Parceiros: CIN, Infraestruturas de Portugal, Porto de Lisboa, SUMA
Apoios: Lidl, Luso.